sexta-feira, 9 de março de 2007

Lendas & Mitos de Adelpha - 1ª Parte

A Essência

A essência é um conceito traduzido ao nosso como se fosse um dom em forma de espírito. Certamente cada Talan, mesmo quando criança, tem uma essência a dormir profundamente dentro dele. Quando alcançam uma determinada idade, as crianças Talan vão ao poço das essências (em Shamazaar). Durante a cerimônia, a criança é convertida ficando perto da energia misteriosa que é liberada continuamente neste lugar. Sua essência é-lhe revelada. Segundo antidos registros, o primeiro talan foi convertido simplesmente querendo olhar o fundo do poço.

Há quatro essências diferentes: Fae, Eluee, Gandha e ka. Cada uma define um ou diversos moldes e esses moldes são como a espinha dorsal da sociedade Talan. A vida de cada Talan é condicionada por sua essência, ela não muda para outra tipo de essência. Todos tem seu papel no jogo em torno de sua essência. Estão aqui as quatro essências explicadas:



Fae (Fogo) - Os Talans que tem esta essência são os do tipo mais violentoe dominantes são os únicos que conseguem catalisar sua essência em armas. São caçadores ou guerreiros (que inclui os guardiões Dolotai e os soldados de Kroax) mas todos têm um particularidade: se não morrerem lutando, seus hazadess serão tormentados. Para resolver este problema, o Fae Talan que sente que a morte está por vir, vai a Okasankaar e no Darosham morrer especialmente nas chamas dentro do edifício. O que soa horrível a nós é honroso para eles.

Ka (Ar) - Os Ka Talans tem o poder de dar força ao ar e tem um nome particular: são os shamaz. São os guias espirituais e religiosas dos Talans. Têm também o poder concentrar sua essência para curar outros Talans. Este status particular faz que sejam respeitados por todos.

Gandha (Terra) - Os Gandha Talans pertencem à classe mais baixa. São muito dedicados a seu trabalho: pescar, minerar e cultivar. Alguns comerciantes pertencem a esta essência também.

Eluee (Água) - Nesta essência, você encontra todo o Talans que tem um trabalho de criação. São incluídos os artistas (como os músicos) e os escultores de helidium. Uma última classe de Eluee Talans são as dos recriadores: Dois deles (Hune e Shadi de Okriana) dizem sua história:

----------------------------------------------------

Hune - "Nós somos todos da essência Eluee, podemos criar tanto coisas lindas como coisas perigosas. Os recriadores são uns tipos raros de Talan Eluee que podem usar sua essência para sentir como uma coisa foi feita, se tocarmos um objeto, podemos sentir de que material ele é feito, depois tocando outros materiais, podemos recriar aquele objeto. Antes da chega de Kazar, o primeiro recriador, Vebet, desobedeceu os desejos dos Shamaz e começou a recriar objetos dos Yods. O Shamaz estava erm desacordo porque pensavam que estes objetos eram sagrados. O fato de Talans poder recria-los levantava muitas perguntas difíceis de reposder. Mas era por esta razão que Vebet quis descobrir seu segredo. Antes de conquistar o poder, Fae Rhan começou revelar os segredos incríveis daqueles objetos. Vebet e outro Talan, que procuravam respostas, estavam muito interessados. Então Fae Rhan usou-os para construir armas estranhas. Eles não sabiam que faziam armas. Acreditaram que Fae Rhan lhes mostraria a maneira de fazer estas ferramentas fabulosas como o Yods. Mas não era o caso. Com as armas feitas pelos recriadores, Fae Rhan rapidamente, ganhou o controle de Adelpha. Vebet tentou impedi-lo, mas... "Shadi - "Cada talan, quando é convertido num adulto, recebe um dom de essência. A maioria recebe o dom da força, ou da essência Gandha. Depois vem o dom do ataque, ou da essência Fae. Poucos recebem o dom da cura, ou da essência Ka. Mas nós, os afortunados que construímos e criamos, nós talan Eluee, fazemos coisas belas para o mundo. Eluee significa água em nossa língua, mas também significa a mente e a criatividade. Este é o dom que ela dá a todos os Eluee, a habilidade de imaginar coisas que outros não conseguem. Eu vejo música em todas as coisas e tento passar isso para os Yods, como um agradecimento. Tudo isso vem de dentro da minha essência. Eu posso ler a música antiga que está escrita, mas prefiro criar com minha essência."

A cerimônia de Reversão

Para concluir o destino de um Talan, o seu corpo deve ser restituir ao elemento de seu Yod: - O corpo de um Talan Gandha deve ser enterrado.- O corpo de um Talan Eluee deve ser lançado ao mar. - O corpo de um Talan Faé deve ser queimar pela chama do Darosham em Okasankaar.- O corpo de um Talan Ka deve se restituir ao ar, para isso os Talans utilizam os ventilopes para que sua essência volte ao Yod que cria-o. Se por acaso matar um Talan importante, a sua essência muito potente, ira revestir-no e morrerá. Se o hazadess não realizar a tarefa que deve fazer, permanece a vaguear sobre Adelpha.


Yods


Os Yods são os deuses dos Talans. Os Talans seria somente servos dos Yods e receberiam uma essência específica quando entrarem na idade de adulto. Quando um Talan morre, sua essência se juntaria aos Yods no paraíso.A opinião numerosa entre o Talans é por mais comuns sejam os acontecimentos são as várias demonstrações da ira dos Yods. Estes confrontariam Fae Rhan cobrindo com a areia a cidade(hoje pode-se ver o estado de Okriana) que estava construindo. Este evento tinha transformado então as gramas verdes e púrpuras de Talanzaar em um deserto vasto. Uma outra opinião é o Ne Seyat. Esta palavra designa os eclipses simultâneos dos dois sóis pelas duas luas. Este evento muito raro seria uma punição dada pelos Yods. Mas o melhor está por vir que é enquanto Sadar diz a história do deluge, versão dop Talan:"Escute a história da região de Okasankaar. Antes dela era uma área montanhosa. Muitas luas atrás, a ira dos Yods Eluee e Ka caíram sobre a região: as cascatas e cachoeiras tinham-se inundado durante luas e luas. Os Talans que sobreviveram estão a procura de refúgio no alto das montanhas. Mas a água nunca desapareceu e os sobreviventes construíram a cidade de Cyana."Um outro detalhe que pode ser importante: uma ligação parece existir entre os Yods e o mineral de helidium. As luzes que aparecem no poço da essência e essas que se manifestam durante a explosão do palácio de Fae Rhan. São o manifestçãodo poder do Yods?









Sankra e Milea


Sankra é quando as essências de Adelpha fluem num certo caminho que produz caos, melhor dizendo catástrofes naturais, já Milea seria o sentido normal da natureza o ciclo perfeito, quando nenhuma essência tenta controlar a outra, para melhor entender Shamaz Mazum explica com detalhes:"Você vai ver que há quatro pontas neste símbolo. Cada ponta representa uma das quatro essências talan. Neste padrão você vai ver que quando elas interagem umas com as outras em Sankra, que é caos, todos os talan sofrem. Existem também caminhos menores, Só existem dois caminhos principais para todas as essências: Sankra e Milea. No topo da plaqueta está o símbolo da essência Fae. Para a esquerda está a essência Ka. Embaixo está a essência Gandha e a última é a essência Eluee. Quando as essências reagem entre si deste modo, temos o caos em Adelpha. Se a Fae controla a Eluee, então não temos chuva em Adelpha e assim por diante. As linhas entre as essências significam que quando uma delas tenta controlar a outra e todas seguem esse caminho, temos Sankra, ou o caos em Adelpha. Quando a Fae controla a Eluee, temos a estação sem água. Quando a Eluee controla a Ka, temos a estação de água em excesso(enchentes), Quando Ka controla a Gandha, temos a estação da terra voadora(tempestades de areia), E quando a Gandha controla a Fae temos lava"


Nenhum comentário: